Notícias

 |  hmin

Fetag quer prorrogação de financiamentos para atingidos por estiagem

Encontro realizado em São Luiz Gonzaga reuniu 101 dirigentes sindicais

Um pedido de prorrogação do prazo de pagamento dos financiamentos de soja, milho e leite para os agricultores familiares atingidos pela estiagem foi uma das principais deliberações da reunião realizada nesta quinta-feira, dia 4, pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). O encontro realizado no município de São Luiz Gonzaga contou com a participação de 101 dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais em 110 municípios.

A não-cobrança de royalties para os pequenos agricultores foi outra proposta que saiu do encontro. O presidente da Fetag, Ezídio Pinheiro, exemplificou a gravidade da situação mostrando os levantamentos realizados pelos sindicatos.

Mais de 2 milhões de toneladas da oleaginosa já foram perdidas – o equivalente a 25% da produção. A soja está com uma quebra de 45%, no milho safrinha, as perdas alcançam 65%, no feijão, 56% e no leite são 38%. Nas demais atividades, a média gira em torno de 20%.

– A situação é muito delicada. Nós orientamos os sindicatos cujos municípios ainda não decretaram estado de emergência que discutam tal possibilidade com as prefeituras, caso contrário poderão ficar fora de ajudas oficiais – alertou Pinheiro.

Na próxima semana deverão ser realizadas audiências com os governos estadual e federal para oficializar os pedidos de maior prazo nos financiamentos. No dia 25 de março haverá nova reunião, desta vez em Santo Ângelo, para reavaliar a situação da estiagem.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.