Notícias

 | 24/02/2004 22h10min

Estiagem prejudica safra de soja e milho no Rio Grande do Sul

Em alguns municípios não chove o suficiente há mais de dois meses

A falta de chuva no noroeste gaúcho começa a afetar negativamente as lavouras de soja e milho deste ano. Em alguns locais não chove em quantidade suficiente há mais de dois meses. A seca atinge as lavouras na pior hora possível, já que a soja está entrando em sua fase de floração.

Em São Luiz Gonzaga, por exemplo, a quebra de produtividade já chega a 35% na soja e a 70% no milho safrinha. A pior situação é no interior de Santo Antônio das Missões e Bossoroca, onde a soja pode enfrentar uma quebra de até 50% em relação à anterior.

No Vale do Taquari, em todo o mês de janeiro, choveram apenas 18 milímetros, quando o esperado era que chovessem 160. Isto fez com que os municípios de Colinas, Imigrante, Roca Sales, Teutônia e Westfália decretassem situação de emergência. As chuvas nas primeiras duas semanas de fevereiro (cinco vezes mais do que em todo janeiro) não foram suficientes.

O município de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, também acabou decretando situação de emergência no início deste mês por conta da estiagem. As informações são do jornal Zero Hora.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.