Notícias

 |  hmin

Novo inquérito investigará se ações de Waldomiro se estenderam ao RS

Segundo Márcio Thomaz Bastos, decisão obedece a uma determinação de Lula

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, determinou à superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul que abra inquérito para apurar as denúncias publicadas na edição desta semana da revista Veja.

A reportagem revela a suposta atuação do ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil, Waldomiro Diniz, junto a empresários de bingos e jogos de azar para arrecadar recursos para a campanha eleitoral do PT gaúcho. Segundo o ministro, a decisão obedece a uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

– Essa prática vem do nosso passado de ser transparentes com relação às coisas e de não tolerar a corrupção – observou.

Thomaz Bastos garantiu que a denúncia será apurado. O ministro relatou o telefonema que recebeu na manhã desta sexta, dia 20, da ex-ministra Emília Fernandes (PT-RS) negando as denúncias publicadas pela Veja. Segundo a revista, o filho de Emília teria pressionado o ex-diretor da Loteria do Estado do Rio Grande do Sul (Lotergs), José Vicente Brizola, a arrecadar dinheiro de empresários ligados a bingos para a campanha eleitoral petista.

– Ela (a ministra) diz que aquilo, em relação a ela, de maneira nenhuma corresponde à verdade – afirmou.

Sobre as denúncias publicadas pela revista Época desta semana, que apontam a atuação de Waldomiro Diniz em ações de tráfico de influência no período em que já estava no governo, o ministro reiterou que essa hipótese também já está sendo apurada pelo governo.

– Isso está sendo investigado pelos procedimentos já instaurados e pela Comissão de Sindicância que o ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política e Assusntos Institucionais) determinou – resumiu.

Com informações da Agência Brasil.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.