Notícias

 | 20/02/2004 15h29min

Em Caxias, Lula anuncia proibição de bingos e caça-níqueis

Medida é uma resposta as denúncias de corrupção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre o caso de corrupção envolvendo o ex-assessor de Assuntos Parlamentares da Casa Civil Waldomiro Diniz durante sua visita a Caxias de Sul na tarde desta sexta, dia 20. Procurando acalmar a opinião pública sobre as novas revelações envolvendo Diniz e José Vicente Brizola, ex-diretor da Loteria do Estado do Rio Grande do Sul (Lotergs), o presidente garantiu que vai facilitar todos os canais de investigação para apurar as denúncias.

– Não haverá nenhum indício nem caso de denúncias que envolvam práticas ilícitas ou corrupção neste governo que não vão ser investigadas até o fim – afirmou o presidente, durante evento de inauguração de nova unidade de produção da Marcopolo.

Lula também anunciou a edição de uma medida provisória (MP) para proibir os jogos de bingos e caça-níqueis. O presidente determinou ao ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, a elaborção da MP. A medida é uma resposta às denúncias envolvendo Diniz e o PT gaúcho. O ex-assessor confirmou que pediu a bicheiros dinheiro para campanha de políticos petistas. Na edição deste final de semana da revista Veja, José Vicente disse que sofreu pressão para arrecadar recursos com empresário ligados ao jogo do bicho.

O presidente visita o Rio Grande do Sul para participar da abertura da Festa da Uva e está  acompanhado do ministro Luiz Gushiken, chefe da Secretaria de Comunicação de governo, que viajou de Brasília no avião do presidente discutindo as denúncias envolvendo pessoas ligadas ao governo.

Ao lembrar as palavras da sua mãe, Lula também afirmou que a integridade é o seu grande patrimônio.

– Ela dizia pra mim: "Meu filho, a única coisa que vocês não pode perder nunca é o direito de andar de cabeça erguida e olhar o seu semelhante no olho". E isso, vocês podem ter certeza, que é o grande patrimônio que eu tenho na vida. Eu tenho muito cuidado nestas questão. Porque, no Brasil, há um tempo se instituiu a cultura que todo mundo é culpado até provem o contrário. Eu sou formado em uma outra cultura: que todo mundo é inocente até se prove o contrário – disse Lula.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.