Notícias

 | 19/02/2004 15h51min

Safra deste ano deve ser 6% maior do que a anterior

Excesso de chuva prejudicou soja e feijão, mas foi favorável ao arroz e ao milho

A safra de grãos 2003/2004 deve ser 6,2% maior que a safra anterior. A estimativa, anunciada pelo ministro da Agricultura Roberto Rodrigues nesta quinta-feira, dia 19, é de que chegue a 130,8 milhões de toneladas, contra 123,2 milhões de toneladas da safra anterior.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o excesso de chuva prejudicou a produção de soja e a qualidade do feijão, mas foi favorável aos cultivos de arroz e milho. Os dados do terceiro levantamento da safra foram pesquisados entre os dias 2 e 3 de fevereiro, em 526 municípios.

Ainda conforme a Conab, a seca em Mato Grosso do Sul e no Paraná e o excesso de chuva em Mato Grosso provocou redução de 1,1 milhão de toneladas na safra de soja (57,7 milhões de toneladas). Outro problema foi a ferrugem asiática, que está afetando a produtividade dos ciclos médio e longo. Apesar disso, a produção deverá ser 10,8% superior à passada que alcançou 52 milhões de toneladas.

O arroz, no Rio Grande do Sul, teve um acréscimo de 700,4 mil toneladas, totalizando uma produção de 12,5 milhões de toneladas. A estimativa da Conab é de uma redução de 500 mil toneladas, na importação de arroz, devido ao aumento da produção. A área cultivada apresentou aumento de 12,3%, alcançando 3,6 milhões de hectares.

O clima também favoreceu a produtividade do milho, que apresentou aumento de 1 milhão de toneladas, em relação à pesquisa realizada em dezembro. A estimativa da produtividade é de 3558 quilos por hectare. Já para a produção de verão, a expectativa é de 33,7 milhões de toneladas e para a safrinha, 12,6 milhões de toneladas.

A pesquisa indica crescimento da área cultivada em 7%, em relação à safra anterior, alcançando 47 milhões de hectares. Os principais produtos com acréscimo de área plantada foram soja, arroz, e algodão. O feijão deverá ter queda de 5,4% na área cultivada, totalizando 1,34 milhão de hectares. Apesar disso, o Brasil deve colher 1,4 milhão de toneladas.

As informações são da Agência Brasil.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.