Notícias

 | 03/02/2004 21h14min

Teutônia decreta situação de emergência por falta de chuva

Seca provoca perdas superiores a 60% da área de milho plantada

A escassez de chuva levou a prefeitura de Teutônia a decretar nesta terça, dia 3, situação de emergência. Outros quatro municípios da regiãodo Vale do Taquari  – Imigrante, Westfália, Roca Sales e Poço das Antas – também contabilizam perdas na agricultura com a estiagem.

Segundo o técnico da Estação Climatológica de Teutônia, Rudimar Cerutti, em janeiro choveu apenas 18 milímetros num raio de 150 quilômetros – bem menos do que o normal: 160 milímetros.

Mais de 60% dos 6 mil hectares de milho plantados em outubro no município não serão aproveitados – os pés estão com 40 centímetros de altura e sem espigas. O secretário de Agricultura de Teutônia, Dirceu Picinini, ainda contabiliza perda de 70% nas pastagens, que diminuiu em 20% a produção de leite – principal atividade primária no município.

Em Imigrante, uma reunião do Conselho Municipal Agropecuário está marcada para a próxima sexta-feira. No município de Westfália, houve uma redução de 15% na produção de leite e as vertentes naturais das propriedades estão secando rapidamente.

Com informações do jornal Zero Hora.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.