| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta sexta, dia 23, a 20ª viagem desde que tomou posse. Lula partiu para uma estada de quatro dias na Índia, na tentativa de expandir o comércio bilateral e fortalecer o G3, grupo integrado pela África do Sul além dos outros dois países. A idéia é aumentar o peso do país nas negociações internacionais e obter um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Um grupo de 80 empresários faz parte da comitiva do presidente, além dos ministros das Relações Exteriores, Educação, Desenvolvimento, Planejamento, Turismo e Combate à Fome. Este grupo, formado com o objetivo de buscar novos negócios, terá uma agenda paralela e custeará as próprias despesas.
Com 1,1 bilhão de habitantes, a Índia é o segundo país mais populoso do mundo. Estima-se que o mercado consumidor do país esteja em torno de 300 milhões de pessoas, e, por isto, seria um dos possíveis aliados do Brasil no comércio exterior nos
próximos anos.
Na viagem
ao país que sediou o Fórum Social Mundial neste ano, o presidente poderá ainda participar da assinatura de um novo acordo da Índia com os integrantes do Mercosul. Eduardo Duhalde, atual presidente do bloco econômico e ex-presidente da Argentina será o responsável por firmar o acordo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.