Notícias

 |  hmin

Rigotto transfere sede do governo para Bom Princípio

Governador falou sobre as mudanças no IPE e a taxação do couro wet blue

A primeira interiorização do governo do Estado em 2004 ocorre no município de Bom Princípio. O governador Germano Rigotto transferiu nesta sexta, dia 16, a sede do governo para a cidade. Esta é a 17ª edição desde o início do programa, no ano passado.

No ato de instalação, acompanhado do prefeito Jacob Nestor Seibel, Rigotto aproveitou a presença da comunidade da região do Vale do Caí para destacar a importância das mudanças no setor previdenciário estadual.

– A reformulação do Instituto de Previdência do Estado é um belo projeto. Teremos um novo IPE, fortalecido, não contaminado pelo pagamento de pensões, que vai ficar para o Tesouro do Estado resolver e não mais para o plano de saúde – disse.

Conforme o governador, os servidores de altos salários que quiserem ingressar em juízo contra a obrigatoriedade de vinculação ao plano do IPE terão a obrigatoriedade de entrar na Justiça. Contudo, se mostrou cético quanto a essa possibilidade.

– Qual é o servidor público que vai deixar o IPE? Ele pode até buscar o judiciário. Mas esse servidor depois vai se dar conta que não vai encontrar um plano de saúde privado que dará a ele o que dará o IPE.

Sobre a redução de 9% para 7% da taxação sobre as exportações do couro wet blue (matéria prima), em vigor desde esta quinta, o governador afirmou que o governo federal poderá reestudar a decisão. Segundo ele, a medida relacionada à taxação do couro wet blue é da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

– A Camex pode se reunir a qualquer momento e determinar os 9% de novo. Eu não aceito essa redução para 7%. Vou falar de novo como o presidente Lula sobre isso. Tenho que conversar com ele até a segunda-feira, por telefone, e vou falar de novo sobre isso. Se o ministro Fernando Furlan (do Desenvolvimento) disse que não tinha como mudar mais esse quadro até o dia 15, eu até entendo. Mas a Camex pode se reunir a qualquer momento e isso acontecendo, ele pode voltar à taxação de 9% – afirmou.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.