| hmin
A prefeitura de Coronel Freitas, no oeste do Estado, vai encaminhar à Defesa Civil um pedido de renovação da situação de emergência no município.
No próximo sábado, dia 17, a cidade completa 45 dias em situação de emergência, decretada devido à deficiência no abastecimento de água.
Embora a chuva dos últimos 30 dias tenha atingido um volume acima do normal – 400 milímetros – Coronel Freitas ainda tem um déficit de abastecimento de 30%, o que representa 400 mil litros de água por dia.
Rodízio
Desde novembro a cidade enfrenta um sistema de rodízio. Nas partes mais altas, como no bairro São Sebastião, os moradores chegam a ficar três dias sem água.
De acordo com o prefeito Silvano Grasel, dos 5 mil habitantes, pelo menos mil estão enfrentando problemas de abastecimento.
Grasel disse que entre os fatores que causam a escassez estão o desmatamento da mata ciliar em rios e fontes, a redução da vazão de um poço de 30 mil para 12 mil litros/hora, além do grande consumo causado pelos mais de 300 aviários da cidade.
Solução
O superintendente da Casan na região, Ledônio Migliorini, reconheceu que a situação em Coronel Freitas é crítica.
Ele afirmou, no entanto, que o presidente da empresa, Walmor de Lucca, já autorizou a compra dos equipamentos necessários para a perfuração de novos poços, no valor de R$ 148,5 mil.
Migliorini encaminhou nesta quinta-feira, dia 15, a documentação para a presidência da empresa solicitando prioridade no processo licitatório. A Casan espera que a situação seja resolvida dentro de 30 dias.
As informações são do Diário Catarinense.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.