| hmin
A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), registrou uma leve queda, de 0,08 ponto percentual, na segunda semana de dezembro em comparação com a taxa apurada na primeira semana, quando o IPC-S ficou em 0,50%.
De acordo com comunicado divulgado hoje, pela FGV, os grupos Despesas Diversas e Vestuário foram os que mais contribuíram para o índice de 0,42% apurado em 15 de dezembro. Os grupos Alimentação, Transportes e Educação praticamente não apresentaram variação em suas taxas, enquanto os grupos Saúde e Cuidados Pessoais e Habitação tiveram redução nas taxas.
Na avaliação da FGV, a queda da inflação já estava prevista, porque a taxa de variação do item Jogos Lotéricos, que ainda é a principal influência individual, tem decrescido à medida que se distancia do início do reajuste.
Das 12 capitais pesquisadas, o Rio de Janeiro registrou a maior taxa, de 0,76%. No entanto, foi a capital
que teve a maior desaceleração na
comparação com a primeira semana de dezembro, quando a inflação foi de 1,01%. Outras sete capitais também apresentaram desaceleração no IPC-S e a menor taxa, de - 0,01% - , foi em Curitiba. A maior aceleração foi apurada em Belém, onde a taxa passou de 0,45% na primeira semana de dezembro para 0,71%.
Com informações da Agência Brasil
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.