| hmin
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu uma longa entrevista coletiva neste domingo, dia 7, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, aos jornalistas brasileiros que acompanham sua viagem de nove dias ao Oriente Médio e Norte da África. Na ocasião, Lula falou das reformas que estão sendo votadas no Congresso e que, segundo ele, não expressam seus desejos.
– As reformas, elas são o resultado do grau de confiança da população. A reforma que sairá do Congresso Nacional é a reforma que a cabeça dos políticos brasileiros permite que saia. Não dá para você inventar. Não dá para você fazer uma reforma virtual, aquela do desejo do presidente, aquela do desejo do ministro tal qual. A reforma, na medida que entra no Congresso Nacional, ela será o resultado da visão do Congresso. E nós, enquanto Executivo, temos apenas de acatar a decisão.
Lula disse que acatará a decisão do Congresso na votação da reforma tributária. Lula isentou seu governo da responsabilidade pelo conteúdo final dos textos das reformas, dizendo que os parlamentares são representantes diretos da população do país. Ele lembrou que a proposta aprovada pelo Congresso será aquela que a cabeça dos políticos brasileiros permite. A afirmação refere-se ao acordo fechado na sexta, dia 5, entre base aliada, oposição e governadores. Lula reconheceu que é impossível conseguir a aprovação de um texto baseado somente nas idéias do executivo. Questionado sobre se estava satisfeito com as reformas, o presidente afirmou:
– Olha a minha cara (e sorri). Quando chegar no Brasil convocarei uma coletiva para falar sobre isso – disse.
Com informações da Agência Brasil e Globo News.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.