| 19/11/2003 17h27min
Em dia de decisão do Copom, o vice-presidente da República José Alencar insistiu em um corte maior nos juros e afirmou que a decisão sobre a taxa deveria ser política.
– Isso não é uma decisão para Copom (Comitê de Política Monetária). Isso é uma decisão eminentemente política, daí a razão pela qual nós precisamos convencer politicamente as pessoas que estão obviamente cuidando desta área – afirmou, ressalvando que não discute decisões de Copom.
O vice-presidente declarou que a atual taxa de juros é um ''despropósito'' e sugeriu uma taxa real de 3% ao ano, que seria mais compatível com o mercado internacional. Atualmente, a taxa real está em cerca de 12%.
Alencar usou um ditado popular para explicar sua insistência em cobrar a redução dos juros.
– Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Nós esperamos que essa água bata e não fure, limpe – disse.
Ele substituiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cerimônia do Dia da Bandeira, realizada no Palácio do Planalto. Lula se recupera de torção no pé esquerdo e passou toda a manhã em reunião com ministros no Palácio da Alvorada para tratar da transposição das águas do rio São Francisco. Alencar também participou deste encontro.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.