| hmin
O chanceler Celso Amorim reuniu-se na noite dessa quinta, dia 13, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais oito ministros para relatar o andamento das negociações sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) realizadas nos Estados Unidos e na Europa. O ministro afirmou que as negociações sinalizam que cada integrante da Alca assuma compromissos diferenciados, conforme informações da Agência Brasil. O órgão oficial do governo divulgou ainda que a tendência é a de criação de acordos plurilaterais entre os 34 países do bloco, que levem em conta a diferença entre eles.
– Queremos uma arquitetura da Alca que não imponha nem impeça. Teremos objetivos comuns para o livre comércio de bens e serviços, mas na parte normativa, por exemplo, temos concepções diversas – afirmou o chanceler.
Amorim disse a Lula e aos ministros que segue otimista quanto à formulação de um acordo que beneficie o Brasil e o Mercosul.
O chanceler e o ministro Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, retornaram na quarta-feira de Bruxelas, onde se encontraram com representantes do Mercosul e da União Européia.
– A diferença com a União Européia é que nós, o Mercosul, negociamos diretamente – afirmou Amorim. – Eles tem preocupação com a nossa integração, embora haja limitações, como a própria questão dos subsídios agrícolas.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.