| 03/11/2003 16h47min
O Programa Carne Rubia Gallega de Qualidade será lançado nesta terça, dia 4, pelo governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, no município de Painel, a 28 km de Lages, no Planalto Serrano. A cerimônia será às 18h30min, na Fazenda Araucária, rodovia SC-438, km 26.
O lançamento contará com a presença de Miguel Fernandez, diretor-geral de produção e sanidade agroalimentar do Governo da Galícia, região espanhola onde estão os exemplares puros dos animais.
O projeto prevê a utilização da raça espanhola, por meio de inseminação artificial, para o cruzamento industrial com as raças bovinas já existentes no Estado.
A princípio, serão beneficiados 300 produtores de 18 municípios, com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Lages e São Joaquim.
Antes do lançamento do programa, às 10h, o representante do governo galego estará na Secretaria de Agricultura, em Florianópolis, para fazer a doação ao Estado de 3 mil doses de sêmen da raça leiteira frisona (o gado holandês).
Estas doses serão distribuídas a pequenos produtores de leite, contribuindo para o melhoramento genético do gado leiteiro catarinense, ampliando a qualidade e quantidade da produção.
O convênio de cooperação entre a Galícia e Santa Catarina foi assinado pelo governador em Santiago de Compostela, na Espanha, durante viagem oficial no mês de setembro.
A carne produzida a partir do cruzamento com a genética galega receberá um selo de qualidade com IGP (Indicação Geográfica Protegida).
A carne de Rubia Gallega já é reconhecida na Europa com a marca Ternera Gallega, um programa com acompanhamento de toda a cadeia produtiva, autorizado pela Comunidade Européia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.