| hmin
Pressionada por alimentos e ainda pelas tarifas de serviços, a inflação ao consumidor em São Paulo teve uma pequena alta, interrompendo duas semanas consecutivas de desaceleração.
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) informou nesta segunda, dia 20, que a inflação subiu para 0,78% na segunda quadrissemana de outubro, após ficar em 0,73% na primeira. A alta de preços do grupo Habitação – que compreende as tarifas, itens que pressionaram fortemente a inflação em agosto e setembro – passou de 0,69% na primeira quadrissemana para 0,91% na segunda.
Entre os grupos do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o que registrou o maior avanço de custos foi Alimentação, com elevação de 1,03% contra 1,05% no período anterior. Os alimentos vêm sendo pressionados pela entressafra de carne, o que já era previsto por analistas.
A inflação da segunda quadrissemana corresponde ao período de 19 de setembro a 15 de outubro, comparado com as quatro semanas imediatamente anteriores. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos. A Fipe, da Universidade de São Paulo, divulga os dados do IPC a cada semana.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.