| 18/09/2003 15h01min
O principal comandante das forças norte-americanas estacionadas no Iraque revelou nesta quinta, dia 28, estar estudando a possibilidade de retirar seus soldados de algumas cidades do país árabe.
– Gostaríamos de fazer isso imediatamente se houver condições em alguns pontos do país – afirmou o tenente-general Ricardo Sanchez, comandante dos 150 mil militares da força-tarefa liderada pelos EUA e encarregada de garantir a segurança no Iraque pós-guerra.
Segundo Sanchez, os soldados norte-americanos seriam transferidos para instalações localizadas fora das cidades, mas ainda estariam prontos para ajudar a polícia local e outras forças de segurança se isso fosse necessário.
Os comentários do general aparecem em meio aos esforços dos EUA para acelerar o processo de transferência das missões de segurança no país árabe, onde as forças norte-americanas vêem-se sob ataques diários de guerrilhas e os custos da ocupação aumentam a cada dia.
Sob ordens da superpotência, uma nova força policial e um novo Exército iraquianos vêm sendo treinados. Dezenas de milhares de policiais estão em serviço atualmente e um novo batalhão do Exército deve se formar no próximo mês.
O governo do Iraque, chefiado pelos EUA, espera treinar até 40 mil soldados dentro de um ano, duas vezes mais do que o inicialmente planejado.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.