| hmin
O furacão Isabel avançou pelo Oceano Atlântico em direção aos Estados Unidos neste domingo,dia 14. Segundo os meteorologistas, ele deve atingir o país nesta semana. De acordo com os especialistas, a tempestade pode atingir qualquer ponto entre a Carolina do Sul e o Maine até a próxima sexta, dia 19, mas o mais provável é que chegue com força até a costa da Carolina do Norte, da Virginia e de Maryland.
O Isabel tem ventos de 250 quilômetros por hora, atingindo a categoria 4 na escala de 5 pontos Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos furacões. Tais tempestades podem destruir casas, levantar telhados e provocar inundações.
Um leve aumento de sua força pode elevá-lo a um furacão de categoria 5, capaz de infligir destruição generalizada. Apenas três tempestades desse tipo atingiram os EUA no último século, segundo o Centro de Furacões. Em 1935, centenas de pessoas morreram na Flórida. Em 1969, o furacão Camille atingiu o Mississippi matando 256 pessoas. Já o Andrew provocou 23 mortes e mais de 25 milhões de dólares em prejuízos na região de Miami em 1992.
O Isabel não passou nas pequenas ilhas do nordeste caribenho, mas levantou ondas gigantes que podem chegar às Bahamas e ao sudeste dos EUA nos próximos dias. A força do furacão tem flutuado levemente. Chegou à categoria 5 no sábado, na primeira ocorrência deste tipo na região do Caribe desde 1998, quando o furacão Mitch matou mais de 9 mil pessoas na América Central.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.