Notícias

 |  hmin

Petrobras quer explorar petróleo na Argélia

Brasil tem déficit comercial com país africano

A Petrobras assinou um memorando de intenções com a estatal da Argélia Sonnatrech com o objetivo de explorar petróleo no país africano, informou nesta sexta, dia 12, a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff. Segundo Dilma, o Brasil tem um déficit comercial mensal com a Argélia de US$ 700 milhões, que poderá ser reduzido com a operação da Petrobras e de outras empresas brasileiras que estiveram visitando a Argélia com a ministra nos últimos dias, como a Embraer – que participa de licitação para venda de aeronaves naquele país –, a Braskem e a Andrade Gutierrez, entre outras.

– Fomos para reequilibrar uma situação de desequilíbrio comercial entre os dois países – disse a ministra, explicando o objetivo da missão que envolveu outros ministérios, como o de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Dilma, falando durante seminário sobre o setor elétrico na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, informou que o Brasil exporta praticamente apenas açúcar para a Argélia, que passa no momento por um processo de abertura comercial e busca parceiros para atuar no seu mercado. Com a Petrobras, explicou a ministra, a idéia é formar uma sociedade de propósito especial para explorar óleo não apenas na Argélia como também no Golfo.

Segundo a ministra, a Argélia quer a experiência da Petrobras em águas profundas e de governança corporativa. Para a Petrobras, a parceria é positiva por causa da qualidade do óleo da região, muito leve, ao contrário do óleo pesado encontrado no Brasil. A ministra disse que o governo argelino também demonstrou interesse na compra de equipamentos para exploração e produção de petróleo, produtos farmacêuticos e petroquímicos, além dos aviões da Embraer.

As informações são da agência Reuters.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.