| hmin
O primeiro-ministro palestino recém-indicado, Ahmed Korei, afirmou nesta terça, dia 9, que não aceitaria o posto de intermediário da paz se isso significasse ficar sob as mesmas "ordens israelenses'' que levaram seu antecessor ao fracasso. Korei disse, antes de se encontrar com enviados estrangeiros, que não seria bem-sucedido se Israel não encerrasse operações aéreas e em terra para matar ou capturar militantes palestinos e suspendesse o cerco ao líder Yasser Arafat.
– Já falei para os americanos, árabes, russos...todos que esta situação não pode continuar. Não ficarei sob ordens israelenses – "faça isso, não faça aquilo" – afirmou.
O novo premiê se referia referia às exigências de Israel para que a Autoridade Palestina desmantele grupos militantes, uma medida que, segundo autoridades palestinas, poderia provocar uma guerra civil.
– Isso, não vou fazer. Farei apenas as coisas em favor de meu povo, em favor do processo de paz. Sou
sincero e muito sério em relação à paz –
garantiu.
O primeiro-ministro Mahmoud Abbas renunciou no último sábado, dia 6, culpando principalmente as ações militares israelenses nos territórios ocupados por não conseguir levar adiante as obrigações palestinas com um plano de paz.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.