| hmin
Uma televisão árabe exibiu nesta terça, dia 26, uma fita de vídeo de grupos islâmicos previamente desconhecidos no Iraque, ameaçando de morte membros do conselho de governo no país e iraquianos que cooperarem com soldados dos Estados Unidos.
Na fita exibida pela TV Al Arabiya, com sede em Dubai, um homem mascarado disse que "eles formaram esse conselho para prejudicar a resistência (à ocupação) e os iraquianos. Mais de nove de seus membros não têm nacionalidade iraquiana. Morte aos espiões e aos traidores, antes dos norte-americanos".
– Infelizmente, muitos iraquianos se envolveram com eles. Mataremos eles primeiro, antes de matar os norte-americanos – disse o homem, falando em nome de três grupos iraquianos: a Jihad Islâmica, a Juventude Muçulmana e a Organização de Libertação Iraquiana.
A administração dos EUA no Iraque nomeou um Conselho de Governo no Iraque depois que a guerra liderada pelo país tirou Saddam Hussein do poder. O conselho de 25 membros começou seu trabalho em julho. O homem na fita, falando cercado por rifles Kalashnikov e lançadores de foguete, disse que o edifício sede da ONU em Bagdá foi atacado na semana passada devido à cooperação do órgão com os EUA.
– O que aconteceu na sede das Nações Unidas foi por causa das políticas da ONU, que são leais às forças de ocupação mandadas ao Iraque – declarou o mascarado, sem assumir responsabilidade pelo ataque que matou ao menos 23 pessoas, entre elas o chefe da missão Sérgio Vieira de Mello.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.