| 17/08/2003 11h39min
Um condutor de água rompeu-se em Bagdá no domingo, dia 17, inundando ruas e cortando o fornecimento para partes da capital do Iraque. Segundo moradores, a ruptura foi causada por um ataque a bomba. As testemunhas disseram que foram acordados por uma forte explosão e viram um carro fugindo do local.
A sabotagem de oleodutos, cabos de força e de água prejudica as tentativas dos Estados Unidos de reconstruir a indústria petrolífera do Iraque e restaurar os serviços básicos. O principal oleoduto de exportação para a Turquia - crucial para a economia do Iraque - voltou a ser fechado na semana passada, dias após a reabertura, devido a falhas técnicas e a um ataque que provocou um incêndio. Na noite de sábado, outra explosão atingiu o oleoduto, causando um novo incêndio. Autoridades no local disseram que há forte suspeitas de sabotagem.
Paul Bremer, governador norte-americano do Iraque, disse que o fechamento custa US$ 7 milhões por dia ao país. Washington afirma que os ataques são realizados por aliados do líder deposto Saddam Hussein e grupos militantes estrangeiros. No sábado, dois soldados dos EUA foram feridos a tiros quando saíam de um restaurante. Ambos estão em condições estáveis no hospital.
Na cidade de Mosul, norte do país, o quartel-general de uma força de segurança civil foi atacado por tiros de metralhadora e um granada lançada por foguete. Um guarda morreu e quatro ficaram feridos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.