Notícias

 |  hmin

EUA não sabem número nem os nomes dos detidos em Guantánamo

Painel de juízes de apelação demonstrou-se chocado com aparente falha nos registros

O governo dos Estados Unidos afirmou nesta segunda, dia 11, não conhecer o número exato nem todos os nomes das centenas de pessoas capturadas no Afeganistão há cerca de um ano e detidas na base naval da Baía de Guantánamo, em Cuba. Os advogados do governo dos EUA divulgaram a informação durante uma audiência no tribunal sobre o caso de Falen Gherebi, um libanês que se acredita estar sob custódia norte-americana em Cuba.

Em maio, um tribunal distrital dos EUA afirmou não ter autoridade para pesquisar se Gherebi estava detido legalmente, por isso o caso foi redirecionado para tribunais de apelação. Na audiência desta segunda do tribunal de apelações, o esperado debate a respeito do direito do governo de deter Gherebi se dissolveu em uma discussão mais básica, sobre a falta de registro das pessoas detidas.

Na audiência desta segunda, um painel de juízes de tribunais de apelação demonstrou-se chocado com a aparente falha nos registro das centenas de pessoas, possivelmente incluindo algumas crianças, que estão detidas há 577 dias.

Com informações da agência Reuters.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.