Notícias

 |  hmin

Governo britânico deverá cooperar com inquérito sobre a morte de cientista

Circunstâncias do provável suicídio serão investigadas

O juiz Lord Hutton, responsável pelo inquérito sobre a morte do cientista britânico David Kelly, destacou nesta segunda, dia 21, que o premiê Tony Blair assegurou a ele que vai oferecer a mais completa cooperação no caso, e chamou todas as partes envolvidas para fazer o mesmo. O governo tem sido atingido pela crise causada pelo provável suicídio do Dr. Kelly, mas o primeiro-ministro, atualmente em uma visita à Ásia, pediu por um período de calma e respeito pela família do morto.

Hutton afirmou que vai tomar sua própria decisão sobre a amplitude da investigação. O juiz foi escolhido por Blair para investigar as circustâncias que levaram o ex-inspetor da Organização das Nações Unidas, David Kelly, a cortar seu pulso na semana passada. Hutton enfatizou que sua averiguação será, tanto quanto possível, pública e que ele, não o governo, vai decidir até onde ir.

– Deixo claro que caberá a mim decidir o que acho correto dentro de meus termos de referência sobre as questões que serão o objeto de minha investigação – disse Hutton em um comunicado.

A pressão sobre Blair diminuiu um pouco nesta segunda, dia 21, quando os jornais se voltaram para a questão de que a rede BBC admitiu que Kelly foi "a principal fonte'' para sua reportagem de que Londres supostamente teria mentido sobre as armas de destruição em massa do Iraque para justificar uma guerra.

As informações são da agência Reuters.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.