| 19/07/2003 12h01min
Um grupo de produtores rurais bloquearam, por volta das 9h deste sábado, dia 19, a Ponte do Verde, na BR-392, em São Sepé, na região central do Estado. Eles impedem a passagem da marcha de 800 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que segue em direção a São Gabriel, e o trânsito está sendo liberado apenas em meia pista. Os grupos estão de lados opostos da ponte, a uma distância de apenas 70 metros.
Não há registro de confronto, apenas a troca de provocações. Dezoito soldados da Brigada Militar garantem a segurança e um avião Ximango monitora a situação. A Polícia Rodoviária Federal também está no local.
Os integrantes MST pretendiam deixar o município de São Sepé e prosseguir mais 18 quilômetros na manhã deste sábado em direção a São Gabriel, onde fica a área do agropecuarista Alfredo Southall – cuja desapropriação, determinada pelo governo federal, foi suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A marcha em pressão pelo assentamento na área encontrou 300 caminhonetes atrás de dezenas de homens, que portam faixas contrárias à presença dos sem-terra na região.
O secretário estadual da Reforma Agrária, Vulmar Leite, e o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, estão se deslocando para a região para participar da negociação. Sindicatos rurais de outros municípios se articulam para aumentar a presença de fazendeiros no bloqueio.
As informações são da Rádio Gaúcha e do jornal Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.