| 11/07/2003 15h55min
O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, José Rainha Júnior, foi preso nesta sexta, dia 11, em Teodoro Sampaio, interior de São Paulo, onde participava de uma audiência. Rainha foi encaminhado para a delegacia de Teodoro Sampaio e havia ido ao Fórum convocado para audiência referente a um processo sobre a invasão da sede do Banco do Brasil na cidade, em 2001.
– Ele foi prestar depoimento no Fórum, e o juiz já havia emitido um mandato de prisão – informou Diolinda Alves de Souza, mulher do líder do MST no Pontal do Paranapanema, oeste do Estado de São Paulo.
Segundo uma representante ligada ao advogado de Rainha, Juvelino Strozake, ao terminar a audiência, o juiz chamou dois policiais e perguntou se tinham o mandato de prisão. Eles algemaram José Rainha e o levaram para a delegacia. O integrante do MST Felinto Procópio, conhecido por Mineirinho, também foi preso.
Ainda não foi apresentado habeas corpus em nome de Rainha, por que os advogados não tiveram acesso aos autos do processo que determinou a sua prisão. O advogado acredita que deve haver pedido de prisão contra outras cinco pessoas.
Em 2000, Rainha foi acusado de co-autoria em dois homicídios durante a invasão de uma fazenda no Espírito Santo em 1989. Após 31 horas de julgamento, ele foi absolvido pelos jurados por 4 votos a 3. No ano passado, Rainha foi preso no dia 5 de setembro, acusado de formação de quadrilha, mas foi libertado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.