| 29/05/2003 14h03min
Os deputados Dionilso Marcon e Frei Sérgio Görgen (PT) classificaram como "descaso" a desistência do prefeito de São Gabriel, Rossano Dotto Gonçalves, de participar de encontro com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, marcado para o final da tarde desta quinta-feira, em Brasília. A declaração dos deputados foi formulada no final da manhã desta quinta-feira, dia 29, quando tomaram conhecimento da decisão de Rossano Dotto Gonçalves.
A decisão do prefeito motivou o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa, deputado Jerônimo Göergen (PPB) a desistir do compromisso. Marcon, portanto, não vê razão para a reunião acontecer apenas com a bancada petista.
A audiência era para tratar da desapropriação da área de 13.222,19 hectares para fins de reforma agrária. Esta terra fica situada nas localidades de Estância do Céu, Santa Adelaide, Caieira, Bragança e Salso, no município de São Gabriel.
Nesta quinta-feira, a Justiça Federal determinou uma nova vistoria nas propriedades da família Southall, em São Gabriel. A ordem atende pedido do proprietário das estâncias, Alfredo Southall. O decreto considerando para fins de reforma agrária os imóveis de São Gabriel se embasa numa vistoria realizada em 2001.
Segundo a Assessoria de Imprensa da prefeitura de São Gabriel, a decisão de desmarcar o encontro foi acertada entre o prefeito Rossano Dotto Gonçalves e os deputados João Luiz Vargas (PDT), Gerônino Goergen (PP) e Berfran Rosado (PPS), que estariam impossibilitados de se deslocar até Brasília nesta quinta-feira, dia 29. A assesssoria reforçou que o pedido inicial do prefeito ao MDA era que o encontro acontecesse após o dia 2 de junho, data em que haverá uma manifestação em São Gabriel contra a desapropriação de terras.
Com informações da Assembléia Legislativa do RS, Canal Rural e Agrol.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.