| hmin
O senador gaúcho Paulo Paim (PT) defendeu nesta quarta, dia 14, a taxação de inativos apenas para Estados e municípios, isentando os servidores públicos da União. A proposta foi feita durante encontro dos senadores do bloco governista com o ministro da Previdência, Ricardo Berzoini.
Segundo o petista, se a taxação dos inativos é uma imposição dos governadores o certo seria "passar a bola para eles". O gaúcho propôs também que somente os servidores que se aposentarem depois da aprovação da reforma sejam descontados e sugeriu regras de transição para aqueles que estão próximos de requerer a aposentadoria.
Ele alertou Berzoini para possibilidade do governo ser derrotado no Supremo Tribunal Federal (STF), caso resolva cobrar a contribuição previdenciária dos servidores que já estão aposentados.
A maior polêmica na reunião dos senadores do bloco governista com o ministro, foi a cobrança da contribuição dos inativos. Segundo Paim, a maioria dos senadores presentes se posicionou contra esse mecanismo. Paim também defendeu que a contribuição só seja cobrada dos aposentados que ganham acima de R$ 2,4 mil e não R$ 1.058, como prevê a reforma.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.