| hmin
O jornal australiano The Sydney Morning Herald afirmou nesta quarta, dia 7, possuir de uma fita de áudio possivelmente com a voz do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein. Ele estaria pedindo ao povo para lutar uma guerra "secreta" contra as forças dos Estados Unidos. O diário teria recebido a fita na última segunda, dia 5, em Bagdá de pessoas que não conseguiram passá-la à rede de notícias árabe Al-Jazeera.
O Herald ouviu a fita com um especialista australiano em lingüística e com mais de uma dúzia de iraquianos. A opinião geral foi de que a voz e a retórica são muito similares, ou idênticas, às de Saddam. Em um monólogo de 15 minutos, uma voz cansada, cortada por pigarros, diz aos iraquianos como enfrentar os invasores e expulsá-los do Iraque.
– Parece que teremos que voltar ao estilo de luta secreta com o qual começamos nossa vida – declara a voz. – Através deste meio secreto, a principal tarefa para vocês, árabes e curdos, xiitas e sunitas, muçulmanos e cristãos e para todo o povo iraquiano de todas as religiões, é expulsar o inimigo para fora do país.
A fita foi entregue ao Herald por dois homens que viram o carro do jornal australiano com a inscrição Press (imprensa, em inglês) perto do Hotel Palestine em Bagdá, onde a mídia estrangeira está concentrada. Eles queriam entrar no hotel, mas ficaram com medo dos marines dos Estados Unidos, que vigiavam o local.
O tradutor do Herald disse que os homens falavam com sotaque de Tikrit, região natal de Saddam, e afirmaram que o ex-ditador havia feito o discurso naquela manhã e queria que fosse transmitido para todos os iraquianos.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.