Notícias

 | 29/04/2003 15h26min

Deputados radicais desistem de ação judicial, mas protestam contra reforma

Os deputados petistas João Batista Babá, João Fontes e Luciana Genro – que representam a ala radical do partido – declararam nesta terça, dia 29, que não irão subscrever a ação do Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes) contra a propaganda que divulga a importância da reforma da Previdência. A informação foi dada antes dos parlamentares seguirem para o almoço com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A deputada gaúcha Luciana Genro afirmou que os parlamentares que discordam da proposta só assinarão o pedido contra a  a campanha publicitária se os servidores considerarem isso importante. De acordo com ela, só está sendo divulgada uma parte das informações sobre a Previdência Social.

João Fontes, por sua vez, disse que, como representante do sindicato dos servidores públicos em seu Estado, está disposto a enfrentar o governo ainda que seja punido com a expulsão.

–  Podemos até ser expulsos, mas não podemos caminhar para a direita. Temos de tirar o presidente Lula desse caminho da direita.

Já o deputado João Batista Babá acredita que é necessária uma auditoria nas contas da Previdência Social afirmando queem 2002 foram desviados R$ 35 bilhões para pagamento de juros.

A senadora Heloísa Helena (PT) faz parte do grupo que explicitou publicamente o descontentamento com as reformas estruturais. O futuro da senadora ainda está indefinido. As divergências sobre o seu futuro dentro do PT foram trazidas à tona em declarações dos senadores Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante, líder do governo no Senado. Mesmo com a decisão firmada na reunião desta terça, dia 29, prorrogando para daqui a 15 dias uma nova análise da proposta de afastamento, algumas afirmações demostram a instabilidade da situação.

Mercadante declarou que o clima na bancada está tendendo ao afastamento da senadora. Já Suplicy ao defender a colega, sugeriu o adiamento da resolução alegando que não havia motivo para a expulsão. Após a reunião, a senadora disse que continua apoiando a ação da Andes, mas disse que não vai assiná-la. As informações são da Globo News.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.