Notícias

 | 12/02/2003 21h11min

Palocci diz que acordo com FMI deve seguir sem mudança importante

Após reunir-se com a missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) que visita o país, o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, reiterou que a revisão do acordo com o órgão deve ser concluída sem alterações significativas.

– Não há nenhum ponto de tensionamento. Acredito que vamos ter uma revisão tranquila do acordo – afirmou o ministro. – Não há previsão de nenhuma importante mudança.

O ministro disse que o governo ainda não decidiu se vai ou não sacar a próxima parcela do empréstimo que deverá ser disponibilizada após a revisão. Palocci afirmou que  foi apresentado ao Fundo um panorama da economia brasileira, mas negou que haja qualquer assunto de maior tensão nas discussões.

A missão do FMI iniciou nesta quarta os trabalhos de revisão do acordo firmado com o governo brasileiro no início de setembro do ano passado, que garantiu cerca de US$ 30 bilhões ao país. Deste total, R$ 6 bilhões foram sacados no ano passado. 

Pela manhã, técnicos do Fundo reuniram-se com representantes do Banco Central. No entanto, o chefe da missão, Jorge Marquez-Ruarte, chega ao país apenas na próxima segunda-feira. A equipe deve ficar cerca de duas semanas no país, quando será verificado o cumprimento das metas econômicas estabelecidas até dezembro do ano passado.

Esta é a segunda revisão do acordo e a primeira realizada sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação é necessária para que o Brasil saque o restante do empréstimo.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.