| 06/02/2003 12h28min
A taxa de desemprego na região metropolitana de Porto Alegre apresentou queda pelo terceiro mês consecutivo em dezembro. Na comparação com novembro de 2002, o índice caiu de 14,8% para 14,2% da população economicamente ativa. O contigente de desempregados na região foi estimado em 249 mil indivíduos. No período, diminuiu em 10 mil o número de pessoas desempregadas em função da criação de 13 mil postos de trabalhos. Ao mesmo tempo, 3 mil novos trabalhadores passaram a fazer parte da população economicamente ativa.
Os setores que mais absorveram empregados foram os de indústria de transformação e de serviços domésticos – 13 mil e 5 mil respectivamente. Já no setor de serviços, foram eliminados 6 mil postos de trabalho,
A pesquisa também apurou o rendimento médio real dos trabalhadores ocupados em novembro. O valor diminuiu, em média, 3,6% (R$ 750). Entre os assalariados, a queda foi menor, de 1,9% (R$ 796)
Os dados foram apresentados na manhã desta quinta, dia 7, na sede do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE), em Porto Alegre, e fazem parte da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), publicação mensal com informações e análises sobre o Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre realizada por Fundação de Economia e Estatística (FEE), Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e o DIEESE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.