Notícias

 | 02/07/2008 17h29min

Uribe parte ao encontro de Betancourt e outros 14 reféns

Presidente colombiano afirmou que o fim das Farc está próximo

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, partiu nesta quarta-feira para a base aérea de Tolemaida, no centro do país, onde se encontrará com a ex-candidata a Presidência colombiana, Ingrid Betancourt, e os três americanos e 11 milhares resgatados sãos e salvos pelo Exército, informaram fontes oficiais.

Uribe estava na cidade caribenha de Cartagena recebendo o candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, John McCain, quando foi informado da libertação dos reféns, ocorrida nos departamentos de Guaviare e Vaupés, no sul da Colômbia.

Na chamada "Operação Xeque", também foram resgatados os americanos Thomas Howes, Keith Stansell e Marc Gonsalves, que prestavam serviço para o Exército americano quando foram seqüestrados, e 11 policiais e militares que estavam há mais de seis anos em poder das Farc.

Uribe deve chegar à base aérea de Tolemaida, no departamento de Tolima (160 quilômetros ao sul de Bogotá), por volta das 15h30min (17h30min de Brasília), declarou o ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos.

Aparentemente, os reféns resgatados passarão por exames médicos e depois serão levados de Tolemaida para Bogotá. O ministro do Interior do país, Fabio Valencia Cossio, disse que Uribe, com quem conversou, está muito contente com o resgate, que demonstra a eficácia da gestão governamental.

Segundo o ministro, o chefe de Estado também disse que "o fim das Farc está próximo", graças à sua política de "segurança democrática".

EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.