Notícias

 | 24/01/2003 12h01min

Lula se compromete a auxiliar no combate à desnutrição

Presidente está em Porto Alegre participando da 3ª edição do evento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o seu primeiro compromisso com a população de Porto Alegre. Depois de um encontro com Lula, o prefeito da capital gaúcha, João Verle, informou que o presidente se comprometeu a ajudar a prefeitura no atendimento as cerca de 7,3 mil crianças que vivem com risco nutricional.

Segundo o prefeito, o programa será dividido em quatro partes: um quarto dos recursos sairá da administração municipal, outro quarto da sociedade civil e a outra metade vai ser dividida entre os governos federal e estadual.

Os recursos federais para o programa ainda estão sendo definidos. Verle disse que faltam apenas alguns acertos e o acordo deve ser fechado em breve. Segundo ele, o programa será baseado em outro já em prática no Brasil, o bolsa-alimentação.

O presidente, que está em Porto Alegre para participar do 3º Fórum Social Mundial, tomou café da manhã com Verle e com o ministro das Cidades, Olivio Dutra, no Hotel Sheraton, no bairro Moinhos de Vento. O projeto Fome Zero foi o principal foco das conversas entre o presidente, o prefeito e o ministro. Um adolescente de 17 anos que recebe atendimento de ações sociais da prefeitura de Porto Alegre também participou.

A movimentação é intensa nas proximidades do hotel . Além de autoridades e dos jornalistas que acompanham a agenda de Lula, vários simpatizantes chegam ao hotel na esperança de ver o presidente de perto. Entre eles, o artista plástico baiano Irlei de Jesus Leal, que pretende entregar ao presidente uma tela de dois metros de altura por 1,20m de comprimento. Tendo como base uma foto de Lula publicada em uma revista há um mês, Irlei fez seu quadro em 15 dias e justificando que "Lula representa o povo e e é a cara do Brasil".

Lula deve almoçar com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, no Palácio Piratini. À tarde ele tem encontro marcado com ex-primeiro-ministro de Portugal, Mario Soares. O momento mais esperado pelos participantes do Fórum está marcado para às 18h30min, quando Lula deverá prestar seu testemunho no Anfiteatro Pôr-do-Sol, encerrando sua participação no evento.

Ainda na noite desta sexta, o presidente já embarca para Paris, em vôo comercial. De Paris segue para Davos, na Suíça, onde participa, até o dia 28, do Fórum Econômico Social. Lula chegou em para Porto Alegre na noite de quinta, dia 23, acompanhado da mulher, Marisa Letícia, do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e da ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff.

Confira mais informações e serviços do evento no especial Fórum Social Mundial

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.