| 22/01/2003 19h03min
A próxima edição do Fórum Social Mundial será realizada em Nova Délhi, capital da Índia. O Conselho Internacional do evento ainda não definiu se o nome será mantido. Em 2005, Porto Alegre será novamente a sede e, até lá, serão definidos os rumos das edições futuras do encontro. Em meados de 2004, será avaliado um limite para os inscritos, com o objetivo de aprofundar mais as discussões.
A decisão tem como meta permitir que pessoas de outros continentes participem do evento. Uma das justificativas apresentadas pela organização para a mudança é a dificuldade de africanos e asiáticos chegarem a Porto Alegre, somada à necessidade de abranger cada vez mais lugares do mundo, idéia que já vem sendo defendida desde a primeira edição do Fórum.
Outra mudança importante anunciada foi a de que o Fórum Social deixa de ser realizado obrigatoriamente de forma simultânea ao Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O Conselho anunciou ainda que o próximo Fórum Regional Americano Temático sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) será realizado em Cancún. Para Roberto Savio, diretor da International Press Service (IPS), quando os encontros ocorrerem em datas não-coincidentes, haverá marchas em diversos países no momento da realização do Fórum de Davos.
A mudança da sede do próximo fórum anuncia também uma alteração no formato do encontro, que vem sendo defendida pelo conselho internacional e pelo comitê organizacional. Em sintonia com a idéia de promover uma abrangência cada vez maior e a internacionalização do debate apresentado nos últimos três anos em Porto Alegre, há a proposta de expansão e fortalecimento de fóruns regionais. Segundo o sociólogo Emir Sader, um do organizadores do Fórum no Brasil, há a necessidade de o Fórum ter um alcance maior e de se fazer fóruns menores, mas espalhados pelo mundo.
• Confira mais informações e
serviços do evento no especial
Fórum Social Mundial
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.