Notícias

 | 10/01/2003 09h11min

Brasil apóia criação de grupo de países para ajudar Venezuela

O Brasil disse nessa quinta, dia 9, que tentará acelerar nos próximos dias a criação de um "grupo de países amigos'' para ajudar a resolver a crise política que abate a Venezuela. O grupo auxiliaria os esforços de mediação do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), César Gaviria.

– O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá em Quito conversações bilaterais e multilaterais sobre a situação venezuelana – disse Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência para assuntos de política Exterior.

Lula irá ao Equador próxima quarta, dia 15, para assistir à posse do presidente eleito Lucio Gutiérrez. Uma greve de cinco semanas de opositores que buscam a renúncia do presidente venezuelano Hugo Chávez provocou tumulto e comprometeu o setor petroleiro do quinto país exportador do produto no mundo. Bancos e supermercados se juntaram à greve na quinta.

– Esta idéia que estamos tentando promover...é para ser vista como um complemento das ações do secretário-geral da OEA, a quem queremos dar mais instrumentos de ação'', disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim.

Amorim revelou que recentemente discutiu a formação de um ''grupo de países amigos'' com o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, que ficou de estudar a idéia. As informações são da Reuters.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.