| 15/05/2008 10h49min
No encontro desta quinta-feira, com primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou solidariedade ao governo espanhol, pelo atentado ocorrido ontem, na localidade de Legutiana, no País Basco, que matou um policial e feriu quatro pessoas.
Lula disse que as relações entre Espanha e Brasil estão transcorrendo de forma "extraordinária", e que os espanhóis tem dado uma contribuição ao desenvolvimento do Brasil, por meio de investimentos.
— Temos uma parceria estratégica com a Espanha — disse Lula acrescentando que certamente essa parceria crescerá. José Luis Zapatero agradeceu a solidariedade que o Brasil sempre teve com a Espanha e disse que isso demonstra a irmandade e confiança no País.
Ele disse que o Brasil e a Espanha vão intensificar as relações e que ambos são locomotivas essenciais na intensificação dos laços da América Latina e Europa. Zapatero disse que as empresas espanholas estão
muito satisfeitas no Brasil por causa da
segurança jurídica e da estabilidade econômica. Ao final da declaração conjunta, Zapatero disse que encontrou um Lula melhor do que nunca, igual ao Brasil.
A reunião entre os dois representantes serviu também para colocar um ponto final na crise diplomática que se instalou entre os dois países no início deste ano. O desconforto entre as duas nações surgiu depois que centenas de turistas brasileiros foram barrados nos aeroportos espanhóis.
No encontro desta quinta-feira, Zapatero garantiu que que as empresas espanholas têm "plena confiança" no Brasil e em sua futura estabilidade econômica. Para o chefe do Executivo espanhol, Brasil e Espanha são dois países "aliados e parceiros" que vivem "momentos de prosperidade e avanço".
Zapatero destacou a importância de abordar as crises dos alimentos que tem castigado vários países e destacou a cooperação do Brasil na Aliança contra a Fome e a Pobreza, antes da Assembléia da ONU que avaliará a consecução dos
Objetivos de Desenvolvimento do
Milênio.
Lula e Zapatero se encontraram nesta quinta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília
Foto:
Fernando Bizerra Jr, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.