| 18/04/2008 06h07min
Quando começou a organizar seu casamento, a procuradora do Trabalho Paula Rousseff Araújo, 32 anos, pediu à mãe uma cerimônia discreta, que preservasse a intimidade dos noivos.
A condição de Dilma Rousseff, contudo, acabou transformando a boda num acontecimento político. Ministra-chefe da Casa Civil e lembrada como possível candidata do PT à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma convidou boa parte da elite política do país para a troca de alianças da filha com o administrador de empresas Rafael Covolo, 27 anos.
A lista de convidados do enlace de Paula e Rafael é um índice onomástico do poder na Era Lula. O presidente e a primeira-dama
Marisa Letícia encabeçam a relação, seguidos por pelo menos seis
ministros e oito governadores, além de deputados, senadores, dirigentes partidários, magistrados e empresários.
— A noiva não conhece nem 10% desse pessoal. A presença de tanta gente importante da República tornou a festa um ato político — comenta um graduado dirigente do PT.
Pela manhã, Lula participa em Brasília de uma cerimônia pelo Dia do Exército e depois se reúne com a Comissão Nacional de Política Indigenista. A partida deve ocorrer às 17h30min, com previsão de chegada ao Aeroporto Salgado Filho às 19h45min. Lula não deverá ir à festa na Associação Leopoldina Juvenil, no bairro Moinhos de Vento.
Do aeroporto, Lula vai direto para a cerimônia religiosa, na Igreja São José, no Centro. Logo após a bênção do padre ao casal, ele volta ao jato presidencial e segue viagem rumo a Gana, na África, onde chega às 11h de amanhã e assina acordos de cooperação técnica.
Para aliados do Planalto, a presença de Lula na Capital,
exclusivamente para o casamento, reforça os contornos
políticos do evento.
— Isso significa uma solidariedade irrestrita do presidente, neste momento em que Dilma está sendo atacada pela oposição. Também fortalece o apoio dele à candidatura da ministra em 2010 — avalia um interlocutor do presidente.
O casamento virou assunto freqüente nos gabinetes de Brasília. Pelo menos seis ministros confirmaram presença em Porto Alegre: Tarso Genro (Justiça), Marta Suplicy (Turismo), Guido Mantega (Fazenda), Edson Lobão (Minas e Energia), José Múcio (Relações Institucionais) e Celso Amorim (Relações Exteriores).
Aeronáutica não revela número de aeronaves
Apenas Tarso tem compromissos oficiais na Capital, embora Amorim acompanhe Lula na viagem a Gana. Os demais viajam exclusivamente para a festa. Alegando questões de segurança, a Aeronáutica não divulga quantas aeronaves foram requisitadas para a comitiva presidencial.
— Quem não vai querer ir a um
casamento tão importante para a Mãe do PAC? — brinca um assessor
ministerial, citando o apelido dado a Dilma pelo presidente.
A lista de convidados, entretanto, não se restringiu à Esplanada. A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, só não vai ao casamento porque precisa cuidar do pai, hospitalizado em São Paulo.
Também por motivos pessoais, cancelaram a viagem a Porto Alegre os presidentes do PMDB, deputado Michel Temer (SP), e do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), além do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), possível candidato à Presidência na eleição de 2010.
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), confirmou presença, e os governadores Ana Júlia Carepa (Pará), Sérgio Cabral (Rio de Janeiro), Marcelo Déda (Sergipe) e Roberto Requião (Paraná) fizeram reservas no Hotel Sheraton, em Porto Alegre.
Convidados
Além do presidente da República, pelo menos oito governadores e seis ministros confirmaram presença no casamento:
Governadores
- Ana Júlia Carepa (Pará)
- Eduardo Campos (Pernambuco)
- Jaques Wagner (Bahia)
- Marcelo Déda (Sergipe)
- Roberto Requião (Paraná)
- Sérgio Cabral (Rio)
- Wellington Dias (Piauí)
- Yeda Crusius (Rio Grande do Sul)
Ministros
- Celso Amorim (Relações Exteriores)
- Edson Lobão (Minas e Energia)
- Guido Mantega (Fazenda)
- José Múcio (Relações Institucionais)
- Marta Suplicy (Turismo)
- Tarso Genro (Justiça)
Parlamentares
- Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Câmara
- Sérgio Zambiasi (PTB), senador
Os noivos
- Paula Rousseff Araújo, 32 anos, é procuradora do Trabalho. É a única filha da ministra Dilma Rousseff.
Seu pai é o ex-deputado estadual e advogado gaúcho Carlos Araújo, ex-marido de Dilma.
- Rafael Covolo, 27 anos, é administrador de empresas e estudante de Direito da UFRGS.
A cerimônia religiosa
Está
marcada para as 20h30min na Igreja São José, localizada na Avenida Alberto Bins, no centro de Porto Alegre.
A festa
Os cerca de 600 convidados serão recepcionados nos salões da tradicional Associação Leopoldina Juvenil, no bairro Moinhos de Vento, na Capital.
*Colaborou Dionara Melo
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.