Notícias

 | 12/04/2008 17h39min

Minas vence e está em sua quarta final seguida na Superliga masculina

Equipe bateu Suzano por 2 a 0 neste sábado

De nada adiantou o favoritismo da Suzano na semifinal da Superliga masculina de Vôlei. Melhorando suas atuações a medida que a competição se aproxima de seu encerramento, o Minas fez neste sábado 2 a 0 na série melhor-de-três e está na final da disputa.

Esta é a quarta decisão consecutiva do time de Belo Horizonte, atual campeão nacional. Depois de vencer em Canoas por 3 sets a 0 na última quinta-feira, o grupo comandado pelo técnico Mauro Grasso fez 3 sets a 1, parciais de 25/21, 25/17, 20/25 e 25/19.

O adversário do Minas sairá do confronto catarinense entre Joinville e Florianópolis. Na noite deste sábado, a equipe da capital vai até o interior do estado tentar empatar a série e assim conseguiu força suficiente para alcançar a classificar e fazer a terceira final seguida contra os mineiros.

Assim como na última temporada, o Minas tem uma campanha marcada pela superação na Superliga masculina 2007/2008. Na parte final da fase classificatória, o técnico Mauro Grasso, por exemplo, teve que lidar com uma série de problemas físicos em seus atletas, caso de Nalbert, que além de ter voltado a sentir dores no ombro direito (operado em 2007) sofreu um estiramento na coxa - aliás, mesmo em condições de jogo, o veterano ficou no banco pelo segundo jogo seguido.

Neste sábado, atuando no ginásio do rival Betim, que não estava lotado, os mineiros mostraram maior consistência de jogo desde o início e logo abriram vantagem no placar. Porém, o time deu uma relaxa e permitiu que a Ulbra esboçasse uma reação, que acabou não sendo aproveitada: 25 a 21.

O diferencial do Minas neste set foram o melhor aproveitamento no ataque (13 pontos a 10) e a menor quantidade de pontos cedidos ao adversário (dois a menos: 6 a 8). Na segunda etapa, os mandantes da partida voltaram ainda melhor: chegaram a abrir 4 a 0, em parcial iniciada com um erro de saque dos gaúchos, sucedido por um ataque para fora do oposto Anderson, da seleção brasileira.

A vantagem obtida logo no início do set foi fundamental para os mineiros quando a Ulbra voltou para o jogo. Abusando dos erros ofensivos, o time de Percy Oncken não chegou a ameaçar de fato os adversários.

As falhas, inclusive, seguiram tendo Anderson como um dos protagonistas, como no lance em que ele desperdiçou a chance de dar o décimo ponto para a Ulbra ao jogar a bola para fora, gerando o 15º ponto do Minas. Na sequência, um bloqueio triplo dos mineiros aumentou a vantagem para 16 a 09.

Sereno, o Minas chegou ao set point com tranquilidade. Um lance polêmico da arbitragem, que considerou que a bola bateu no bloqueio depois de um ataque para fora dos visitantes, deu sobrevida à Ulbra, chance logo despediçada por um erro de saque do ponteiro Filipe.

Quando tudo parecia caminhar para a classificação do Minas, a Ulbra conseguiu acertar o seu bloqueio e voltou para o jogo. O terceiro set começou equilibrado e o forte saque do time de Suzano fez com que a equipe abrisse uma vantagem de cinco pontos na reta final da parcial: 23 a 19.

E foi justamente usando estes dois fundamentos que a Ulbra venceu sua primeira parcial: Bob sacou forte, quebrando a recepção do Minas, cujo ataque foi obstruído por um paredão triplo: 25 a 20. Destaque ainda para o bom desempenho do ataque de Suzano nesta etapa: 15 pontos contra 11 dos rivais.

Tentando evitar que o jogo se complicasse, o Minas começou a quarta etapa com tudo e logo fez 4 a 1 no placar. Entretanto, precisando da vitória para seguir sonhando com o título, a Ulbra tratou de se recuperar e fez 6 a 6 em um erro do ataque mineiro. Bob, porém, sacou na rede na sequência e impediu a virada dos visitantes.

Os dois times seguiram apenas trocando pontos por alguns minutos, até que o Minas finalmente conseguiu deslanchar no placar. Com boa atuação de Rivaldo nos últimos lances do jogo, os mineiros levantaram a torcida e asseguraram a classificação em 25 a 19.

GAZETA PRESS
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.