Notícias

 | 10/04/2008 10h37min

Bovespa abre volátil e recua com mau humor externo

Após abrir em alta, bolsa não resiste e cede 0,28%

O Ibovespa, que mede o desempenho das ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), abriu em alta nesta quinta-feira, apesar do comportamento negativo dos índices futuros em Nova York e das perdas superiores a 1% nas principais bolsas européias, mas acabou revertendo os ganhos, mostrando a volatilidade do pregão. Às 10h30min, caia 0,28%, a 63.301 pontos, após ter atingido alta de 0,27%, na pontuação máxima do dia até o momento, a 63.646 pontos.

No cenário externo, os investidores analisam atentamente os resultados das varejistas que estão sendo divulgados nesta manhã, em mais uma tentativa de dimensionar o tamanho do estrago da crise financeira americana no consumo da população. O Wal-Mart divulgou hoje aumento de 0,7% nas vendas, em março, em lojas abertas há mais de um ano, e aumentou as previsões de ganhos para o primeiro trimestre.

Na Europa, a queda das bolsas reflete a preocupação dos investidores com a safra de balanços do primeiro trimestre das empresas e com a percepção de que a recuperação da economia americana pode ser mais lenta do que o imaginado. Também pesa por lá, a notícia sobre a liquidação de três fundos de investimentos pelo banco Lehman Brothers. A decisão dos bancos centrais da região não surpreendeu. Tanto o BC inglês (BoE) com o europeu (BCE) confirmaram as expectativas em relação à taxa de juros. O Banco da Inglaterra reduziu o juro básico em 0,25 ponto, para 5% ao ano, e o BCE manteve o juro em 4% ao ano.

Agora, os investidores aguardam o discurso que o presidente do Federal Reserve (Fed), BC americano, Ben Bernanke, fará às 14h (horário de Brasília), num fórum sobre estabilidade financeira, promovido pelo World Affairs Council of Greater Richmond.

Acompanhe o pregão da Bovespa

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.