Notícias

 | 01/04/2008 10h35min

Bovespa opera acima dos 61 mil pontos

Índice paulista abriu em alta motivado pelo anúncio do Fed

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo abriu o pregão desta terça-feira em alta e operava acima dos 61 mil pontos. Às 10h10min, avançava 0,86% a 61,49 mil pontos, motivada pela melhora do mercado externo, um dia depois de ter sido anunciado o plano de reforma do sistema financeiro dos Estados Unidos, o maior desde a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929. O pacote confere ao Federal Reserve (Fed), o banco central americano, mais poderes sobre as instituições financeiras, inclusive bancos de investimentos.

O setor bancário é justamente o destaque positivo dos índices futuros de ações nos EUA e nas bolsas européias nesta manhã, mostrando o alívio dos investidores com a decisão do banco suíço UBS e do banco americano Lehman Brothers de levantar capital novo. A decisão é interpretada como sinal de que os problemas da crise internacional de crédito podem estar perto do fim, e não como uma indicação de mais turbulências no futuro. Nas bolsas de commodities, os investidores liquidam posições em contratos de metais e realizam lucro com o ouro, com o fortalecimento do dólar ante o euro e o iene. Esse ajuste nos metais pode limitar os ganhos na Bovespa, que ontem fechou em alta de 0,85%, aos 60.968,1 pontos, ancorada basicamente pelas suas ações de primeira linha (blue chips) Vale e Petrobras.

Ações

Boas notícias sobre a Vale devem continuar impulsionando os papéis hoje. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai anunciar nesta terça-feira um megafinanciamento para a mineradora. Segundo uma fonte, o empréstimo não será liberado de uma só vez. Os recursos virão de uma linha de crédito, que funcionará como uma espécie de "cheque especial" para a mineradora. A mesma fonte disse que a estruturação do empréstimo prevê que a Vale poderá sacar o dinheiro ao longo dos próximos cinco anos para sustentar seu ambicioso plano de investimento, com gastos estimados em US$ 59 bilhões até 2012.

Ainda no lado corporativo, destaque para as ações do Banco do Brasil (BB), que anunciou a venda de uma fatia de sua participação na Visa Inc. na oferta pública inicial de ações (IPO) realizada pela empresa de cartões nos EUA.

Acompanhe o pregão na Bovespa

Agência Estado
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.