Notícias

 | 13/03/2008 17h08min

Dólar fecha em alta mas medidas têm efeito "muito limitado", dizem analistas

Moeda americana terminou a sessão com valorização de 1,07%, mas chegou a subir 2,33%

O dólar comercial fechou em alta de 1,07% nesta quinta-feira, depois de ter subido 2,33% durante o dia. A cotação encerrou em R$ 1,692 na venda. De acordo com analistas, as medidas tomadas pelo governo brasileiro para conter a queda da divisa americana tiveram efeito "muito limitado" sobre a cotação, segundo o site G1.

O euro comercial terminou o dia cotado a R$ 2,63834 na venda, uma alta de 1,34%.

As três medidas tomadas ontem pelo governo federal para conter a queda do dólar passam a valer na segunda-feira. São elas:

1- Eliminação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente nas exportações, de 0,38%, o que barateará as vendas externas.

2- Supressão da cobertura cambial, isto é, o exportador não precisará mais trazer os dólares referentes a suas vendas para o Brasil. Isso reduzirá custos com burocracia e as perdas com a conversão de dólares para reais e limitará a entrada da moeda americana no país.

3- O IOF passará a incidir nas operações de estrangeiros nos mercados de renda fixa e títulos do governo brasileiros. O índice cobrado será de 1,5%.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.