| 19/02/2008 14h53min
O setor de informática brasileiro encerrou 2007 com mais de 10 milhões de computadores vendidos, de acordo com a consultoria IDC. O número coloca o país na quinta colocação entre os maiores mercados de computadores do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (64 milhões), China (36 milhões), Japão (13 milhões) e Reino Unido (11,2 milhões).
Na América Latina, o Brasil desponta na primeira posição, com 47,3% de todo o volume de computadores vendidos na região. Na segunda colocação aparece o México, com apenas 19,5% do volume total.
Entre desktops e notebooks, o número de unidades vendidas no mercado brasileiro chegou a 10,7 milhões no ano passado, o que representa crescimento de 38% sobre as vendas de 2006, de acordo com pesquisa Brazil Quarterly PC Tracker. Com 9,1 milhões de unidades comercializadas em 2007, uma alta de 28% sobre o ano anterior, os desktops ainda são a preferência dos brasileiros.
Os notebooks, que estão cada vez mais conquistando
espaço no mercado brasileiro,
dispararam nas vendas no ano passado e alcançaram a marca de 1,5 milhão de unidades, um salto de 153% sobre as vendas do ano anterior.
Segundo analistas, o crescimento registrado em 2007 revela que o Brasil está avançando rumo à tendência mundial, que segue com vendas na base de 70% de desktops e 30% de notebooks. No Brasil, as vendas de portáteis já estão na escala de 15%, número que impressiona se comparado com o percentual apresentado em 2006, que foi de 8%, e o de 2005, 4%.
O mercado ilegal de computadores, que atingiu 50,8% em 2006, segue uma trajetória decrescente. De acordo com a IDC, em 2007 o índice caiu para 46,4%. Na avaliação de especialistas, a diferença não foi mais expressiva por conta do aumento do volume de produtos contrabandeados, principalmente notebooks.
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