| 11/02/2008 18h53min
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, investiga possíveis falhas no funcionamento de um mecanismo para uso do porta-malas do carro Fox que já teria provocado lesões em proprietários e usuários do veículo.
A Volkswagen pode ser multada em até R$ 3 milhões caso a análise comprove a falha. A assessoria do Ministério da Justiça informou que o departamento só irá se pronunciar depois que os estudos técnicos forem concluídos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), de São Paulo, a Volkswagen foi notificada na sexta-feira com o pedido de explicações sobre a ocorrência.
O Procon também já notificou a montadora e estabeleceu prazo até a próxima quinta-feira para que a empresa apresente documentos que comprovem a segurança e descartem a existência de falhas no mecanismo.
O equipamento opcional, disponibilizado na parte interna do veículo, tem causado danos aos
consumidores. O incidente acontece quando o usuário
puxa uma pequena alça flexível localizada embaixo do banco traseiro, para afastar ou aproximar o encosto do assento traseiro.
O perigo é quando o motorista encaixa o dedo na argola dessa alça. Esse movimento faz com que uma mola seja destravada, pressionando o dedo do usuário e causando uma reação semelhante a de uma guilhotina.
Entre as ocorrências, unhas e peles arrancadas e, até mesmo, dedos decepados. De acordo com a Volkswagen, já foram registrados oito casos de lesões, todos eles diferentes.
Contraponto
A Volkswagen informou, em nota, que o sistema de rebatimento do banco traseiro do automóvel Fox é seguro e que basta seguir corretamente as instruções do manual do proprietário. A empresa afirmou que não existe problema com o sistema e que não se trata de caso de recall.
A partir desta semana, a montadora informou que oferecerá a todos os clientes a instalação gratuita de uma
peça adicional que evita eventuais erros na operação de rebatimento do
banco traseiro do Fox. O serviço poderá ser realizado em toda a rede autorizada de concessionários Volkswagen. Veja abaixo a nota na íntrega:
"A Volkswagen do Brasil começa a distribuir a partir desta segunda-feira, para toda a rede autorizada de concessionárias no país, uma peça adicional para o sistema de rebatimento do banco traseiro do modelo Fox. Trata-se de um anel de travamento de borracha, que será instalado no cabo de tração para destravamento do encosto do banco traseiro, cobrindo totalmente a argola de metal que fixa esse cabo.
O cliente deverá procurar uma concessionária de sua preferência e agendar a instalação. O anel de travamento será instalado apenas nos modelos com banco traseiro com ajuste longitudinal (ARS), nos quais o encosto é destravado com a ajuda da cinta.
Nos bancos fixos, que são destravados por meio de dois pinos localizados nas partes superiores direita e esquerda do encosto, a argola e a cinta não existem. O mesmo
ocorre com os bancos bipartidos, em que
o sistema de rebatimento é diferente e também não conta com a cinta e a argola.
Além do envio da peça, toda a rede de concessionárias autorizadas está sendo orientada para que demonstre ao cliente como funciona o sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox, em qualquer das versões (bancos fixos, bancos com ajuste longitudinal e bancos bipartidos), e esclareça possíveis dúvidas.
O mesmo procedimento é feito no momento em que o consumidor recebe o seu veículo zero-quilômetro. A demonstração ocorre com o apoio de um vídeo que mostra o passo-a-passo do sistema em detalhes. O mesmo vídeo pode ser encontrado no site.
A instalação do anel de travamento de borracha é simples e pode ser feita em apenas alguns minutos. O agendamento é recomendado.
Além da instalação do anel para todos os clientes que ainda têm dúvidas sobre a operação do sistema
de rebatimento do banco, de forma a tranquilizá-los quanto à
sua segurança, a Volkswagen reforça o alerta para que o Manual do Proprietário seja consultado e suas instruções, seguidas durante essa operação. Com isso, o rebatimento do banco traseiro do Fox é uma operação fácil e segura."
Peça adicional que evita eventuais erros na operação de rebatimento do banco traseiro será oferecida aos clientes
Foto:
Divulgação
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.