Notícias

 | 20/12/2002 21h13min

Fórmula do Estadual 2003 é definida em reunião na FCF

Segundona garantirá só uma vaga na Primeira Divisão

Representantes dos clubes que vão disputar a primeira divisão do Estadual 2003 se reuniram nesta sexta, dia 21, na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú (SC), para referendar a fórmula de disputa da competição.

Na ocasião foi decidido, por unanimidade, realizar apenas uma mudança importante em relação à proposta aprovada em reunião do Conselho Técnico, realizada no dia 29 de novembro. Ao invés de dois clubes do Grupo B caírem para a Segundona do ano seguinte, um único time será rebaixado e somente o campeão da divisão de acesso garante presença na elite.

A alteração foi proposta pelo presidente do Marcílio Dias, Normélio Weber. O dirigente explica que sua intenção é reduzir os riscos de prejuízo de um investimento em longo prazo, uma das metas dos clubes do Grupo B. Clubes que, na avaliação do presidente do Marinheiro, passam por reestruturação e uma queda à Segunda Divisão neste momento seria extremamente inoportuna.

– Um campeonato curto como este, com duas equipes caindo, seria suicídio – argumenta, lembrando que só o campeão da chave passa à semifinal.

Outra proposta que causou certo descontentamento nos representantes das equipes do marginalizado grupo B foi o fato de que o seu representante vai enfrentar o campeão da outra chave e sem direito a mando de campo. Pior: da maneira como foi feita a tabela, o clube que sair do segundo grupo jogaria sempre fora de casa no mata-mata decisivo, inclusive em uma eventual final.

O resto da formatação do Estadual foi confirmada. Serão dois grupos com seis times, jogando todos contra todos dentro de cada grupo em turno e returno: o grupo A, que conta com os seis melhores do Estadual de 2002 (Figueirense, Criciúma, Tubarão, Avaí, Joinville e Atlético de Ibirama), terá três vagas na semifinal; e o campeão do Grupo B (Chapecoense, Marcílio Dias, Alto Vale, Caxias, Tiradentes e Lages) ganha a outra vaga.

O Campeonato será disputado em 14 datas. Do dia 22 de janeiro até o dia 1º de março, sábado de Carnaval, ocorre a fase classificatória. As semifinais estão marcadas para os dias 5 e 9 de março. As finais ocorrem dias 16 e 23 de março.

LUCIANO SMANIOTO / DIÁRIO CATARINENSE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.