| 06/02/2008 11h23min
A seis meses das Olimpíadas de Pequim, a seleção brasileira terá nesta quarta-feira seu primeiro grande teste. A partir das 17h45min (de Brasília), os meninos de Dunga fazem amistoso contra a Irlanda, em Dubin. “Meninos” porque o treinador convocou nada menos do que 11 jogadores com idade olímpica, abaixo dos 23 anos. O clicRBS acompanha em tempo real no Minuto a Minuto.
A torcida, contudo, deverá assistir a esses jogadores apenas no segundo tempo. As estréias de jovens como o lateral-direito Rafinha, o zagueiro Breno, o volante Hernanes, o meia Thiago Neves e o atacante Bobô na Seleção principal será postergada por opção do treinador, que preferiu um time mais experiente para iniciar o jogo.
De acordo com Dunga, a escolha foi uma alternativa aos quatro cortes que teve de fazer – Lúcio, Maicon, Kaká e Alexandre Pato. O amistoso contra a Irlanda seria a primeira partida de Pato com a Seleção principal camisa e ao lado de Kaká, que voltaria a vestir a camisa verde-amarela após ser eleito o melhor do mundo.
Sem as estrelas do Milan, as novidades preparadas por Dunga vêm de terras brasileiras.O lateral-direito flamenguista Leonardo Moura, convocado para o lugar do contundido Maicon, será titular e verá a lateral-esquerda ocupada pelo são-paulino Richarlyson, repetindo improvisação utilizada por Muricy Ramalho em 2008.
– Tive que mexer muito no time, mudar toda a defesa e parte do meio-campo. Isso por causa de tantas ausências (Juan e Ronaldinho também não puderam ser convocados) – disse Dunga, que utilizará apenas seis jogadores que estiveram em campo no último jogo da Seleção - vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai no Morumbi, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo.
Depois de usar um time inicial mais experiente, Dunga irá observar os garotos. Dos 11 convocados com idade olímpica, apenas o lateral-esquerdo Marcelo, o volante Lucas, os meias Anderson e Diego e o atacante Rafael Sobis já estiveram na Seleção principal. Por isso, todos querem aproveitar a oportunidade entre novatos para fixar lugar também nas Eliminatórias.
– Todo jogador inicia carreira pensando em estar um dia com a camisa da Seleção Brasileira. Por isso, encaro todos os amistosos com muita seriedade, como se fosse a última oportunidade. Sempre procuro atuar pelo grupo, pois sei que isso o Dunga valoriza – comentou Marcelo.
Adversário do Brasil nesta quarta, a Irlanda está em crise. O time será novamente comandado pelo técnico da seleção sub-21, Don Givens. Já são quatro meses sem técnico, que motivou o zagueiro Dunne, do Manchester City, a fazer declarações polêmicas e gerar uma crise entre seus companheiros. Mas apesar disso, Dunga prevê dificuldades.
– Todos nós sabemos que os países como Irlanda, País de Gales e Escócia gostam muito de usar o estilo de jogo da Inglaterra, com uma marcação muito forte, velocidade na saída de bola e exploração de jogadas aéreas. Por causa disso, acredito que será um teste muito importante, já que seremos testados em vários aspectos – avaliou Dunga.
O time irlandês será formado basicamente por atletas que atuam no futebol inglês, com destaque para o meia Duff, do Newcastle, que volta para seleção depois de um ano de ausência -–lesionou gravemente o pé em abril. A exceção aos “ingleses” entre os titulares é McGeady, do Celtic, da Escócia.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.