| 04/02/2008 01h34min
O Google, o maior buscador da internet, criticou neste domingo outro gigante do setor, a Microsoft, por ter lançado uma oferta de compra hostil sobre o Yahoo!, iniciativa que, em sua opinião, viola os princípios que regulam o negócio. Na última sexta-feira, a Microsoft anunciou sua intenção de comprar o portal de internet por US$ 44,6 bilhões, valor que supera em 62% seu preço atual.
No sábado, o Yahoo! divulgou um comunicado no qual afirmou que a oferta de compra "não solicitada" será analisada nos próximos dias pelo Conselho de Administração. A intenção da Microsoft com a operação seria se tornar mais competitiva na área dos serviços online, especificamente frente ao Google, o buscador de internet líder do mercado.
Hoje, o Google respondeu à iniciativa com uma carta do vice-presidente e responsável de Assuntos Legais, David Drummond, na qual afirma que lançar uma oferta de compra hostil contraria os dois princípios que regem a internet, "abertura e inovação".
— A abertura da
internet é o que tornou possível o nascimento do Google — e do Yahoo! As boas idéias que os usuários acham úteis se espalham rapidamente, e o negócio cresce em torno delas. Os usuários se beneficiam da inovação constante. Isso é o que faz com que a internet seja tão excitante — afirmou.
No entanto, a oferta hostil da Microsoft levanta "questões preocupantes".
— A Microsoft pode agora tentar exercer na internet o mesmo tipo de influência inadequada e ilegal que fez no mercado dos PC? Enquanto a internet recompensa a competitividade e a inovação, a Microsoft tenta buscar o estabelecimento de monopólios, e estender sua posição dominante em mercados adjacentes — disse o executivo.
O diretor perguntou se esta aquisição "permitirá à Microsoft, apesar de seu legado de ofensas regulatórias e legais, estender à internet as práticas injustas que já aplicou no mercado dos sistemas operacionais". Além disso, mostrou sua preocupação com o fato de que a fusão de
Microsoft e Yahoo! dê lugar a uma
empresa com uma fatia de mercado "arrasadora" no setor de contas de e-mail e mensagens instantâneas, e de tráfego na Internet.
— Pode uma combinação das duas empresas tirar proveito do monopólio que a Microsoft tem no mercado de software de PC e limitar o livre acesso dos consumidores a outros concorrentes? — questionou o diretor.
Microsoft responde
A Microsoft respondeu hoje rapidamente com outro comunicado, no qual indica que está comprometida com a "abertura e a inovação" e no qual acusa o Google de ter uma posição dominante no mercado das buscas pela internet. O executivo-chefe da Microsoft, Brad Smith, disse que o Google concentra 75% do mercado de buscas no mundo todo e "continua crescendo".
— A Microsoft e o Yahoo! detêm apenas 30% destas buscas nos Estados Unidos e 10% na Europa. A Microsoft está comprometida com a abertura, a inovação e a proteção da privacidade na internet. Acreditamos que
a combinação de Microsoft e Yahoo! nos permitirá avançar
nestes objetivos — afirmou Smith.
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