| 30/01/2008 15h00min
A equipe brasileira que disputa a partir desta quarta-feira o Zonal Americano da Federation Cup, principal torneio feminino entre nações do mundo, conheceu suas adversárias na luta pela vaga nos play-offs do Grupo Mundial, em abril. Teliana Pereira, Maria Fernanda Alves, Ana Clara Duarte e Fernanda Hermenegildo caíram no Grupo I do Zonal Americano, ao lado do cabeça-de-chave Porto Rico e de Paraguai e Uruguai. As brasileiras estréiam nesta quarta-feira contra o Uruguai.
O Grupo II tem o Canadá como principal candidato à vaga, ao lado de Colômbia e México. O regulamento da Fed Cup prevê, assim como na Copa Davis, a disputa de dois jogos de simples, seguidos pela partida de duplas. Os campeões de cada grupo se enfrentam na decisão de quem irá disputar os play-offs de abril.
O Uruguai vem com sua equipe renovada, com todas as atletas completando 19 anos em 2008 e recém-promovidas ao profissional. A número 1, Maria-Eugenis Roca-Recarey, é também a única ranqueada na WTA, atual 873ª do mundo. Recarey encontrou a número 1 do Brasil, Teliana Pereira, uma única vez, durante o Circuito Cosat 2006, com vitória da brasileira por incontestáveis 6/0 6/4. A uruguaia também encontrou Fernanda Hermenegildo no Future de São Paulo, em 2005, e também perdeu, 6/2 7/5 para Fernanda.
A equipe uruguaia conta ainda com Maria Eugenia Torres e Letícia Demichelli, ambas desconhecidas das brasileiras, e é capitaneada por Roberto Pavesio. A equipe uruguaia abriu mão da quarta convocada.
Entre as jogadoras brasileiras, Teliana é a número 1, em 221º lugar, seguida de perto por Nanda, 222ª. Ana Clara deve continuar sua ascensão neste ano, e, depois do grande salto de 2007, hoje é 422ª. Fernanda Hermenegildo é a atual 526ª do mundo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.