| 28/01/2008 10h40min
Pequim abriu hoje as portas do Centro Aquático Nacional, conhecido popularmente como O Cubo de Água devido a sua estrutura retangular, coberta por singulares membranas plásticas poliédricas que permitem a passagem da luz natural. A obra é um dos principais projetos dos Jogos Olímpicos.
O cubo transparente, ao alcance das mãos de qualquer curioso que queira comprovar sua textura esponjosa, permite que o centro aquático seja iluminado em 90% por luz solar e faz com que a água da piscina se reflita pelo interior de toda a estrutura. Mais de US$ 110 milhões foram investidos na construção do Centro Aquático Nacional.
Durante os Jogos serão distribuídas 42 medalhas de ouro no Cubo de Água, nas provas de natação, saltos e natação sincronizada. O centro aquático terá capacidade para 17 mil espectadores, graças aos 11 mil assentos adicionais que serão colocados para os Jogos e retirados após o evento, quando se transformará em um centro lúdico ao alcance de todos os moradores de Pequim.
O edifício está cercado por um fosso com água e forma um conjunto arquitetônico com o outro grande projeto destes Jogos, o Estádio Olímpico Nacional - o "Ninho".
Foram necessários quatro anos e 6.700 toneladas de aço para levantar a construção. O Cubo de Água será inaugurado oficialmente na quinta-feira, quando começará o pré-olímpico de natação, que durará até 5 de fevereiro. No final de fevereiro, o centro aquático sediará o Mundial de saltos da Federação Internacional de Natação.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.