| 18/12/2002 23h16min
Convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Olívio Dutra deve ser anunciado na sexta, dia 20, para o Ministério das Cidades, pasta a ser criada na nova estrutura da administração federal.
Nesta quarta, dia 18, Lula e Olívio conversaram durante duas horas na Granja do Torto, em Brasília. Ao final do encontro, um Olívio confirmou que foi convidado há meses para integrar o ministério, mas que a tarefa de anunciar os nomes é do presidente eleito.
Com Olívio, Lula teve uma das conversas mais demoradas do dia, dedicado a administrar conflitos e indefinições sobre alguns ministérios. Lula pretende anunciar o restante do seu ministério na sexta, em São Paulo.
O governador contou que tem entrado em contato com Lula por telefone diariamente, mas que havia recebido um chamado do presidente eleito para uma conversa pessoal. Sem ser explícito, deixou escapar que havia sido convidado e fez questão de lembrar o período que foi prefeito de Porto Alegre.
Questionado se viajaria para São Paulo na sexta, quando o presidente eleito pretende anunciar o ministério, informou que não estará sequer na posse de Lula porque no dia 1º terá de transmitir o cargo para o governador eleito, Germano Rigotto (PMDB). Mas, em seguida, emendou:
– A partir do dia 2, todos nós, quadros com experiências na administração, o que é o meu caso, vamos estar à disposição do nosso governo para executar todas as tarefas que nos forem atribuídas.
Como o Ministério das Cidades ainda não foi criado, não há necessidade da presença de Olívio, em Brasília no dia 1º. Ainda não se sabe se o Ministério das Cidades será uma superestrutura, responsável pela política de habitação, saneamento e transporte urbano do governo, como previa o projeto original do PT, ou uma pasta de articulação entre as prefeituras e o governo federal.
O governador era cotado para os Transportes ou a Integração, mas esses ministérios foram cedidos aos partidos aliados durante as negociações. Olívio retornou a Porto Alegre no começo desta noite, mas não quis mais falar sobre o assunto no trajeto até o aeroporto.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.