Notícias

 |  hmin

Márcio Thomaz Bastos será ministro da Justiça de Lula

Senador eleito Cristovam Buarque deve ficar com Educação

O porta-voz do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, André Singer, confirmou nesta quarta, dia 18, que o criminalista Márcio Thomaz Bastos será o novo ministro da Justiça. O nome dele deve ser anunciado oficialmente nesta quinta, dia 19, por Lula, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, às 15h.

Advogado criminalista, Márcio Thomaz Bastos, de 67 anos, formou-se, em 1958, em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. De 1983 a 1985 foi presidente da OAB-SP e, de 1987 a 1989, dirigiu o Conselho Federal da instituição. Ele também foi um dos fundadores da Ação pela Cidadania .

O senador eleito e ex-governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque, comandará a Educação. Diante das dificuldades do PT para acertar a participação do PMDB no futuro governo, o vereador Humberto Costa (PT-PE), que trabalha na equipe de transição, tem tudo para ser confirmado na pasta da Saúde. A governadora do Rio, Benedita da Silva, continua bem cotada para a Secretaria de Ação Social, que pode ter status de ministério.

Singer também informou que o atual secretário de Cultura de São Paulo, Marco Aurélio Garcia, será um assessor especial do presidente eleito. De acordo com o porta-voz de Lula, André Singer, ainda não está definido o nome formal do cargo de Garcia, que foi durante dez anos secretário de relações internacionais do PT.

Garcia viaja nesta quarta à Venezuela, como enviado de Lula, para se encontrar com o presidente daquele país, Hugo Chávez, e outras autoridades em uma ação que pode dar início a uma mediação brasileira para a crise política venezuelana.


 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.